segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Lenços Hermès

Lenços Hermès
Ele é sinônimo de elegância no mundo inteiro, qualquer que seja a época. Graças aos seus desenhos feitos à mão e minuciosamente coloridos, os carrés contam histórias, tradições e culturas em um delicado pedaço de seda.

A linha do tempo dos carrés.

1937
Ao observar uma linha de ônibus parisiense, Robert Dumas, então diretor da Hermès, inventou o primeiro lenço da marca. Batizado de Jeu des Omnibus et Dames Blanches, o quadrado (carré, em francês) de seda tinha 90 centímetros.





1947
A marca sela uma parceria com um ateliê de Lyon para produzir os lenços por meio de um processo artesanal. Os ilimitados testes feitos por coloristas resultaram em dez combinações para cada exemplar — até hoje já foram feitos 1,5 mil desenhos.






1957
Aficionado do rigor que a seda exige e na busca do traço perfeito, Robert Dumas passa a convidar especialistas para executar a tarefa. Entre os temas marcantes, Brides de Gala, do artista francês Hugo Grykar.






1980
Pela primeira vez a marca cria um modelo que foge do tamanho padrão. Com o tecido plissado, a novidade chamada de Plissé ganhou novas maneiras de usar e um efeito de caleidoscópio no desenho.




2009
A Hermès e a Federação Internacional dos Direitos Humanos fecham um acordo. A atriz francesa Jane Birkin, eternizada pela grife em uma linha de bolsas, é convidada a dar novos traços ao lenço Perspective, de 1951. Vendida no site da fundação, www.fidh.org, a peça terá parte da renda revertida para a mesma.


Fonte revista Estilo - Adriana Nazarian






Nenhum comentário:

Postar um comentário

<a