sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Apple Pie!


Que tal uma tortinha de maçãs para o fim de semana??

A receita abaixo é da Simone Izume do blog Chocolatria. Testada e aprovadíssima por mim!



Eu que fiz!



Ingredientes do shortcrust


2 xicaras de farinha de trigo3 colheres (sopa) de açúcar refinado150 g de manteiga cortada em cubinhos2-3 colheres (sopa) de água gelada
Em um processador, junte a farinha o açúcar e a manteiga e bata até virar uma farofa. Enquanto ligado, adicione a água gelada até obter uma massa macia. Embale a massa em saco plástico ou filme plástico e leve à geladeira por cerca de 30 minutos.
Abra a massa com o auxílio de um rolo de macarrão (se quiser fazer a tampa com ela, abra somente 2/3 da massa e reserve o restante para a tampa) até obter espessura de cerca de 3 mm, em uma superfície levemente enfarinhada. Acomode em uma fôrma de 24 cm de diâmetro e recorte as rebarbas com os dedos. Fure o fundo da massa com um garfo, evitando deste modo que infle.
Recheio:6 maçãs descascadas e cortadas em pedaços- se não me engano foi a Granny Smith…pode ser a Red…até Gala1 xícara de açúcar
1/2 colher (sopa) de canela ou a gosto
cerca de 1.1/2 xícara de água
Leve todos os ingredientes ao fogo, em uma panela de fundo grosso em fogo alto até obter fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 45 minutos, mexendo ocasionalmente até amolecer. Empregue frio.

Creme


250 ml de leite1 gema1/2 xícara de açúcar1 colheres (sopa) de amido de milho1/2 fava de baunilha ou essência de baunilhaJunte os ingredientes em uma panela e leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos, até engrossar.
Montagem:Leve a massa da torta para assar , por cerca de 25 minutos em forno 180oC. ou até dourar. Deixe amornar ou esfriar. Verta o creme de baunilha já pronto e por cima, disponha as maçãs cozidas. Tampe com o restante da massa (o 1/3 reservado) ou com uma lâmina de massa folhada comprada pronta. Ambas devem ser abertas com um rolo de macarrão e dispostas sobre a torta. Dê o acabamento, recortando as rebarbas com os dedos. Faça cortes com uma faca, para que o ar quente possa escapar, pincele com um ovo e polvilhe com açúcar. Leve ao forno até dourar, cerca de 20 minutos.

Sirva morno, polvilhado com açúcar de confeiteiro e sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

<a