quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Pin-ups pós-modernas!

Uma pin-up é uma modelo cujas imagens sensuais produzidas em grande escala exercem um forte atrativo na cultura pop. Destinadas à exibição informal, as pin-ups constituem-se num tipo leve de erotismo. Pin-up também pode se referir a desenhos, pinturas e outras ilustrações feitas por imitação a estas fotos. O termo foi documentado pela primeira vez em inglês em 1941; contudo, seu uso pode ser rastreado pelo menos até a década de 1890. As imagens “pin up” podiam ser recortadas de revistas, jornais, cartões postais, e assim por diante. Tais fotos apareciam freqüentemente em calendários, os quais eram produzidos para serem pendurados (em inglês, pin up) de alguma forma. Posteriormente, posters de “pin-up girls” começaram a ser produzidos em massa. Muitas “pin ups” eram fotografias de celebridades consideradas sex symbols. Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras “pin-ups”. Um de seus posters tornou-se onipresente nos armários dos soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.




Pin-up original - A americana Lili St. Cyr nas decadas de 40 e 50.


Pós-modernas


Elas se inspiram nos míticos cabarés de Paris para compor seus shows e só sobem ao palco se for com lingeries de renda, batom vermelho e meias transparentes. São as dançarinas neoburlescas, que começam a fazer sucesso nas casas noturnas aqui e lá fora.


Ela costumava ser vista na companhia do rockstar bizarre americano Marilyn Manson e tinha seu nome associado ao universo underground - isso, no início dos anos 90, quando ainda apresentava seus números de dança para uma plateia, digamos, não muito selecionada. Heather Renée Sweet, no entanto, deu a volta por cima e se tornou um ícone do luxo. Quem é a moça? Melhor usar o nome-fantasia, com o qual ela vem desfilando pelos tapetes vermelhos de praticamente toda a metade ocidental do planeta: Dita Von Teese. Não foi, obviamente, de uma hora para outra que ela pulou da versão beta para a alfa. Entre a década passada e esta, Miss Von Teese fez primeiro a ponte dos inferninhos do início da carreira para os cassinos de Las Vegas e, então, para o mundo das celebridades. Dita caiu nas graças do mainstream ao encarnar uma pin-up pós-moderna que resgata o glamour das décadas de 40 e 50. Hoje, aos 35 anos, a ex-senhora Manson - eles ficaram casados de 2004 a 2006 - é a representante internacional da volta do burlesco, estilo de espetáculo que, entre outros elementos, apresenta um striptease inspirado nos antigos cabarés. Isto é, ligas e espartilhos voam no palco para revelar quase tudo e deixar a plateia sedenta por mais. 'Burlesco tem a ver com pôr pensamentos sacanas na cabeça das pessoas', diz ela, numa entrevista por e-mail a Marie Claire. 'Então, claro, a sensualidade é a chave do negócio.' Dita começou a se apresentar em 1992 - 'quando o burlesco NÃO era chique nem cool', afirma, com esse destaque em letras garrafais. 'Minha plateia era formada apenas por fetichistas e frequentadores de clubes de strip. Nem sempre foi champanhe, rosas e hotéis de luxo', diz.


Dita vem numa crescente ininterrupta e bem administrada. Em 2003, seu número mais famoso, o banho num copo gigante de Martíni, foi reproduzido por Cameron Diaz, em As panteras - Detonando. Pela inspiração, ela recebeu agradecimentos especiais nos créditos do filme. Este ano, ela deve encarnar a cortesã Mata Hari no cinema. Musa-cult, Dita é alvo do desejo das altas-rodas da arte e da moda. Sua agenda, lotada, inclui performances para plateias muitas vezes diminutas e pinçadas. Em maio deste ano, por exemplo, ela se apresentou para vips no Festival de Cannes, com direito a um vaporoso banho de chuveirinho. Vinha, antes disso, de uma temporada no mítico cabaré Crazy Horse, em Paris, que abalou a cidade. Aproveitando a presença dela na capital francesa, o estilista Elie Saab a convidou para um showzinho quase íntimo, feito para convidados como Jean Paul Gualtier e Sonia Rykiel.



Dita Von Teese




Dita em seu número mais famoso, o banho num copo gigante de Martíni.





Pin up original de revista



Pin up original




Pin up original




Fonte: Marie Claire e Wikipédia

















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

<a