segunda-feira, 24 de maio de 2010

Café!

Tem algo melhor do que numa tarde fria como a de hoje aqui em Curitiba, dar uma escapadinha, e ir a uma cafeteria charmosa e aconchegante tomar um café? Eu adoro!
Hoje é dia nacional do café!
Assim como acontece com outros alimentos e bebidas, o café gourmet vem ganhando mais e mais adeptos. Lojas especializadas, marcas importadas e máquinas especiais atingem um público cada vez maior, que conhece e sente prazer em degustar uma xícara de café bem feito, com grãos de qualidade e com utensílios apropriados.



Dicas para um bom café (do site do Madame D’Orvilliers, comentadas por Marília Faria):

- A água utilizada deve ser preferencialmente filtrada ou mineral, e a temperatura ideal é de 90°C, instantes antes de chegar ao ponto de ebulição. Se ela ferver, aguarde alguns segundos para utilizá-la. "Com a fervura, a água perde gases naturais, essenciais para extrair substâncias importantes do café. Além disso, se a água estiver muito quente, ela queima o café e altera totalmente seu sabor. Muitos cafés de qualidade inferior apresentam uma torra muito escura. Ela disfarça os defeitos da bebida".


- A proporção clássica de pó para água é de 100g por litro de água para o coador e 7g por 50ml de água para o espresso. Essas proporções podem variar, e a quantidade perfeita deve atender ao seu paladar: se ficar sem sabor, aumente a quantidade de café. Se ficar amargo, diminua a quantidade de pó e o tempo de contato da água com o café.
- Faça somente a quantidade de café que for consumir."Para quem usa cafeteira elétrica, a dica é não deixar o café esquentando na máquina. Com o passar do tempo, o café perde naturalmente suas propriedades de aroma e sabor. Por isso, o ideal é fazer pouca quantidade e tomá-lo na hora.


- Cada forma de extração (coador, máquina de espresso, cafeteira italiana grão, café turco) exige uma moagem diferente. Normalmente, para o coador, a moagem deve ser média ou fina. Para espresso, a moagem deve ser média."É muito importante verificar o grau de moagem ideal para cada cafeteira. O ideal é comprar os grãos e moê-los na hora, mas, como é difícil que cada pessoa tenha um moedor portátil, é preciso verificar com cuidado na embalagem do produto o tipo de moagem do pó. Nosso "all purpose" não é muito fino, por isso serve para ser usado tanto em prensas francesas ou cafeteiras italianas, como em filtros.


- A moagem correta é aquela que não permite que a água passe tão depressa e não consiga extrair os grandes atributos do café, e nem tão devagar que resulte num sabor amargo. O tempo ideal, em média, para a extração de um espresso é de 25 a 30 segundos, e de um café de coador, de 4 a 6 minutos."No caso do uso de filtro ou coador, a água só deve passar pelo pó uma única vez. O café não deve ser mexido, porque senão a borra acaba sendo coada também e ele fica com gosto de café repassado"


- Depois de aberto, guarde seu café preferencialmente na geladeira, na própria embalagem bem fechada, ou em um pote usado somente para esse fim, escuro e hermeticamente fechado. Com o passar dos dias, o café sofrerá oxidação naturalmente, e perderá aos poucos seus agradáveis atributos.


- Se o consumo for pequeno, dê preferência a embalagens menores, para que o aroma e o sabor não se percam após muitos dias de armazenamento. 

"Embalado a vácuo, o produto acaba tendo uma validade maior, mas, em contrapartida, o vácuo também "puxa" o aroma. Indico a compra de embalagens pequenas, com fabricação o mais recente possível".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

<a